quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Educação Profissional uma realidade em construção.

Educação profissional é um conceito de ensino abordado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira:
Nível básico: Voltado para pessoas de qualquer nível de instrução e que pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
Nível técnico: Voltado para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação. Há a opção de se fazer esses cursos integrados com o ensino médio ou separados, a partir do término do 2º ano do ensino médio.
Nível tecnológico: Realizado apenas por instituição de ensino superior (faculdades ou universidades). Pode ser realizado como graduação ou pós-graduação.


Percebemos que a Educação Profissional já esta citada em nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação desde 1996, mas que em nosso Estado só a partir de 2007 vem acontecendo  ações significativas, pois nos anos anteriores pouco se falava em Educação Profissional a nível Estadual. A criação do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I, foi realizado após varias discussões com a comunidade interna (através de reuniões com a representatividade de todos os segmentos) e a externa através das conferencias do território de identidade. Após um levantamento das necessidades do Território do Piemonte do Paraguaçu, foi escolhida a Unidade Escolar e os possíveis cursos. Essa ação foi muito importante, pois deu espaço a todas as pessoas interessadas a participarem desse processo. No nosso caso foram escolhidos os cursos de Agricultura e Eletrotécnica na modalidade de Ensino Integrado ao Ensino Médio - EMI; o curso de Manutenção e Suporte nas modalidades EMI e PROEJA; e o curso de Enfermagem nas modalidades EMI, PROEJA E SUBSEQUENTE.
Reconhecemos que ainda temos muito que avançar na proporcionar uma Educação Profissional de Qualidade aos nossos alunos, mas entendemos que esse processo estar em construção e que já avançamos muito nas questões da Educação Profissional.
Estaremos colocando em breve mais matérias relacionada a Educação Profissional e aos Projetos realizados no CETEP-PP1 em 2010.
Comente e participe você também do nosso processo de construção do Blog e da Educação Profissional.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário